top of page
Buscar
  • Foto do escritorMurillo Damaso

Sobre a SPARK MODELS

Atualizado: 16 de mar. de 2018


Os modelos Spark existem porque Hugo Ripert, seu fundador, é um louco por modelos de carros assim como seu pai Andre que estava no negócio dos modelos antes dele. Hugo trabalhou com as marcas Vitesse, Quartzo e Ixo e foi responsável pela pesquisa e desenvolvimento dos modelos. Ele seguiria um modelo particular de pesquisa fotográfica através de modelagem de protótipo, amostras feitas à mão e produção. Seu trabalho consistia em tentar garantir a precisão e a qualidade durante os inevitáveis ​​compromissos exigidos pela produção de qualquer modelo, dentro de um preço e cronograma de custos.


Em 2000, enquanto ainda estava com Ixo, Hugo começou a organizar os primeiros modelos Spark de carros Le Mans a serem produzidos e distribuídos. Inicialmente concentrando-se nos carros de "bastidores do grid", ignorados pelos principais fabricantes, como Minichamps e Ixo, os modelos foram produzidos em pequenas quantidades, cerca de 700-1000 peças. Não desejando ensinar potenciais concorrentes ao negócio, todos os modelos foram inicialmente colados à mão em resina, depois pintados, montados e decorados em diferentes fábricas pequenas na província de Guandong, no sul da China.

O problema com a produção dispersa foi que Hugo achou difícil ou impossível controlar os horários de produção e a qualidade. Um de seus amigos colecionadores sugeriu que a solução era que ele começasse sua própria fábrica e, assim, tentasse controlar todo o processo. Hugo finalmente concordou e, assim, Clive Rigby tornou-se um parceiro de investimento. Juntamente com Cecilia que dirige a fábrica.


Se a nossa marca tem sido bem sucedida, é devido em grande parte aos parceiros e seu entusiasmo coletivo pelos carros. Chamando-os de carvão é nem insultante nem um exagero. Eles correm e restauram carros. Eles conseguem o tamanho real do carro e seus modelos. Eles vão para Eventos de corrida, festivais e museus. Sua paixão pelos modelos se reflete na busca incessante de melhorar técnicas e materiais de modelagem.


A partir de fundições puramente de resina de corpos de automóveis, a Spark se moveu para a moldagem por injeção de fundição (Diecast), também chamados Zamak. Aumentar a produção exigiu uma nova fábrica criada com um total de cerca de 1000 funcionários. A integração vertical significou que a Spark começou recentemente a produzir seus próprios moldes de fundição de aço na fábrica, ao contrário de enviar para serem feitos fora dela. Ao trazer as várias etapas de produção internamente, a empresa pretendeu controlar melhor todo o processo de produção.


A fotos e os arquivos documentários da Spark nunca param de crescer. A biblioteca é adicionada diariamente à medida que as revistas de carros, livros e novas pesquisas na Internet continuam a entrar. Este arquivo é um elemento-chave na pesquisa de carros clássicos e é gerenciado por um ex-reporter, "modelo de loucura" - Luigi.


Uma vez que uma decisão foi tomada para produzir um carro em particular, medições, desenhos e fotos são fornecidos a um dos artesãos que então esculpiam um protótipo. Isso passa por vários estágios de aprovação antes da produção de moldes. Esses artesãos em uma geração anterior na China, provavelmente teriam sido escultores de marfim ou jade. Suas habilidades são extraordinárias. Os carros de produção atuais são muitas vezes modelados por técnicas de cad-cam a partir de dados informatizados fornecidos pelo fabricante de automóveis original.

Os modelos Spark são essencialmente kits construídos à mão produzidos em série. Quando Hugo começou o negócio, ele tomou essencialmente o que tinha sido, em grande parte, europeu, indústria artesanal de resina e metal branco, de pequeno porte, modelos construídos à mão para a China, onde trabalhadores qualificados poderiam continuar a embarcar em preços muito mais acessíveis do que os produtores de boutique europeus . O desafio é manter a vantagem de preços sem perder a qualidade da mão. Os parceiros do negócio, que são entusiastas do modelo, estão continuamente atentos a técnicas de modelagem aprimoradas. Tome, por exemplo, as janelas cromadas que, no passado, foram simplesmente reproduzidas em tinta prateada ou de forma mais realista em aço gravado com foto. A Spark começou a usar papel alumínio cromado que permitiu um acabamento mais realista, que pode ser usado em mais partes do carro, como tiras e curvas. O entusiasmo dos parceiros para a coleta de modelos é tanta que a Spark frequentemente usa técnicas e acabamentos muito caros que não seriam financeiramente aceitáveis ​​para um produtor mais orientado nos negócios.


Isso também é frequentemente refletido na escolha dos modelos produzidos. Só porque um modelo específico pode vender relativamente mal, não é uma boa razão para não o colocarmos em produção. Na verdade, a empresa foi fundada pelo desejo de Hugo de modelar toda o grid de corrida da 24 horas de Le Mans. Não apenas os vencedores e os carros mais conhecidos já produzidos pelos grandes fabricantes de modelos. Mas todos eles.

Pequenas unidades de produção exigem o uso de resina, uma vez que a ferramenta é muito mais barata do que para a fundição. Isso também tem a vantagem de permitir a modificação de detalhes em carros, como lâminas extras e entradas de ar, arcos de roda mais largos e diferentes spoilers que se alteram em qualquer carro de corrida real tal como aparece em diferentes circuitos e em diferentes anos.


É provavelmente essa atenção aos detalhes e à busca contínua de realismo, melhorado em uma gama cada vez maior de modelos, que é o motivo da entrada bem sucedida da Spark no mercado.


FONTE: www.sparkmodel.com

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page