top of page
Buscar
  • Foto do escritorMurillo Damaso

MINICHAMPS 64: Extinta?

Atualizado: 7 de mar. de 2018


Eu, colecionador de miniaturas em escala 1/64, como quase todos (acredito) comecei comprando Hot wheels, Matchbox, Maisto... depois conhecendo outras marcas com mais detalhes como Johnny Lightning, Tomica, Greenlight, M2 Machines. Fui aprofundando cada vez mais nesse mundo, aprendendo sobre os temas, denominações, modelos e marcas de carros.


Há alguns anos conheci duas marcas em especial: Kyosho e Minichamps. Foi "amor à primeira vista", a qualidade, a fidelidade ao modelo real, cada milímetro de detalhamento me cativaram por inteiro. Essas empresas têm como foco modelos superesportivos e carros de corrida. Então desde quando adquiri as minhas primeiras miniaturas dessas marcas, defini que meu foco seria esse.

Eu só não sabia que seria tão difícil e caro correr atrás dessas miniaturas, pois além de limitadas, são miniaturas difíceis de adquirir pra quem mora no Brasil. A grande maioria tem que ser importada, de sites internacionais.


Antes de existir Minichamps 64, a linha se chamava MicroChamps, produzida de 1994 à 1999, com detalhamento um pouco inferior e miniaturas exclusivas de categorias como Formula 1, DTM (Deutsche Tourenwägen Meisterchaft), Le Mans e uma coleção inteira dedicada à Michael Schumacher de carros pilotados em sua carreira.


Em 2009, já batizada de Minichamps 64, os modelos produzidos até 2011, eram simplesmente os melhores do mercado, superando a linha da Kyosho em muitos pontos. Ficou conhecida pela excelente produção de alguns Porsches de Corrida.


MiniChamps: Por quê parou?


Não se sabe ao certo o porquê da linha 1/64 ter parado sua produção, diante de tanto sucesso e desejo nos colecionadores. Mas o fato é que o "carro chefe" da Minichamps são as miniaturas em escala 1/43 e 1/18. Provavelmente ela resolveu focar nessas linhas principais. O que comprova isso é mais um Catálogo da Minichamps(2018) divulgado recentemente, onde mostra 188 Páginas, contendo centenas de miniaturas em escalas 1/43, 1/18 e 1/12, porém NENHUMA em escala 1/64 (assim como os catálogos dos anos anteriores).


Queria eu ter acesso aos diretores da empresa e perguntar: "Por que nos abandonastes?" - Mas nada melhor que fazer uma campanha nas redes sociais para pedir a volta da produção dessa linha (o que acham?).


Mas ainda bem que estamos sendo recentemente supridos no mercado de miniaturas 1/64 premium pela Tarmac Works e a esperada Mini GT com lançamento este ano (2018).


Para ver o Catálogo Minichamps 2018: https://issuu.com/minichamps/docs/katpma316_hi_issuu


Obrigado por nos acompanhar no Blog!

Quem souber de mais informações sobre a saída da Minichamps do mercado 1/64, pode agregar com nossas informações comentando logo abaixo!

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page