top of page
Buscar
  • Foto do escritorMurillo Damaso

MINICHAMPS: Como tudo começou



O legado de Danhausen


Danhausen era uma empresa comercial criada em 1921, que vendeu uma variedade de produtos como bicicletas e motorscooters. Com o passar do tempo, concentrou-se mais nos brinquedos e, na década de 1971, a empresa já era de propriedade dos netos de Emma Danhausen, Hans Peter e Paul Gunter Lang. Nesse momento, os Langs mudaram-se para a venda de modelos em miniaturas de carros, tanto em loja como por correspondência (Minichamps 2011). Os irmãos distribuíram muitas marcas diferentes de modelos de escala 1:43 e começaram a publicar anualmente o famoso livro Danhausen World Model Car de 1971 a 1993, que foi a última palavra em modelos de escala 1:43 disponíveis em todo o mundo. A última edição do catálogo em 1993 foi de 350 páginas e listou cerca de 15 mil modelos.

Durante meados da década de 1970, os Langs contratataram várias empresas, incluindo Tin Wizard, Western Models e AMR (André Marie Ruf) como fornecedores dos modelos que desejavam. Estes eram quase exclusivamente feitos de metal branco e os carros fornecidos receberam vários nomes diferentes; um era "SD Modelle", outro 'Metal 43', 'Plumbies' e 'Plumbies Inter' (Metal 87). Mais uma vez, passou a ser o nome permanente da empresa - Minichamps by Danhausen, em primeiro lugar principalmente uma variedade de carros de corrida. Alegadamente, o primeiro modelo oferecido a Danhausen pela Western Models foi um Mercedes-Benz 540K. Apesar de usar as miniaturas de outras empresas, Danhausen tornou-se um nome de modelo em si e, com o passar do tempo, os irmãos tentaram consolidar o relacionamento, já que Western Models havia fornecido Danhausen há aproximadamente uma década. Os Langs queriam comprar Western Models, mas o proprietário Mike Stephens declinou. Eventualmente eles compraram a AMR, e a Danhausen finalmente começou a produzir de fato.

Durante a década de 1980, a Danhausen mudou-se para a escala HO, produzindo muitos modelos de metal branco em qualquer kits de montagem ou forma totalmente concluída. Estes modelos foram chamados de 'Metal 87' e incluíram pelo menos 33 veículos diferentes.


No final da década de 1980, os irmãos Lang disputavam a direção da empresa e Hans Peter partiu para fundar sua própria loja de hobby. A partir desse momento, o nome de Danhausen foi minimizado (embora você ainda possa encontrar o site Danhausen, semelhante ao de Minichamps), Paul Gunter Lang e sua esposa, Romy, assumiram e formaram o Paul's Model Art no final Década de 1990, que é um nome ainda usado ao lado da linha principal de Minichamps. O modelo artístico de Paul iniciou uma tendência de mudança de produção para a China - como os custos trabalhistas fizeram modelos muito caros para se fabricar na Europa. Geralmente, os modelos de diecast foram cada vez mais feitos para a clientela adulta - de modo que a indústria estava entrando em uma nova era em que os modelos não seriam mais para um público tão jovem, então a questão dos carros que detêm seu valor tornou-se uma questão central.


Alguns dos primeiros carros que levaram o nome de Minichamps foram feitos no final da década de 1970 e foram kits de montagem. Um exemplo foi o BMW 320 Turbo com 40 peças. Os modelos não eram difíceis de montar com alguma preparação prévia.


Paul's Model Art

O primeiro carro diecast fabricado pela Minichamps foi criado em 1990; GTC Audi V8 em escala 1:43 conduzida por Hans-Joachim Stuck . Foi o campeão alemão de carros de turismo em 1990. Em 1995, a Minichamps fabricava mais de 110 peças diferentes em várias centenas de modelos de corrida distintos e três escalas diferentes - e ainda patrocinando carros de corrida reais (Paul's Model Art 2005). A empresa foi oficialmente nomeada Minichamps GmbH em 1996. A Minichamps produz modelos diecast de carros de Fórmula 1 e outros carros de corrida, carros de rua, motocicletas em escala 1:12, caminhões e ônibus, e veículos militares. Os carros na escala 1:43 têm detalhes excepcionais, incluindo itens como crachás no centro de volantes e focos, e peças moldadas separadamente para viseiras de pára-brisa, alças de porta, aberturas de ventilação, lentes de faróis e emblemas de capacete. Mais uma vez, a maioria dos modelos são fabricados na China.


A excelente qualidade dos modelos de réplicas em miniatura da Minichamps foi apreciada pelos fabricantes de automóveis, muitos dos quais, como Mercedes-Benz , Audi , Porsche , Volkswagen, Opel e BMW , licenciaram-na para produzir réplicas promocionais oficiais. Além disso, os colecionadores de miniaturas de carros buscaram alguns dos modelos de escala 1/43 da empresa que pagam preços muito altos.

Possivelmente, o melhor exemplo é o modelo McLaren F1 GTR West promovido para a empresa de cigarros West, que pode ser comercializada por mais de US$ 1000 (dólares) no eBay .

Outro item raro foi o Michael Schumacher Benetton B195 # 17, que foi recuperado depois de um erro ter sido encontrado: foi conhecido por ser vendido por mais de £1000 (Libras) no Reino Unido.



MicroChamps


Anteriormente, em colaboração com Kelvin Kwan da Unique Toys (UT Models), Hong Kong, uma linha de modelos de escala 1:18 também conhecida. Kwan aparentemente havia empurrado para o desenvolvimento da maior parte da seleção para a série UT. Uma pequena linha de modelos 1:64 chamado "MicroChamps" também foi introduzida em 1994, mas interrompeu em 1999. Ele incluiu uma série de carros F1 como os de Michael Schumacher e Ayrton Senna.

Microchamps, composta principalmente por modelos de F1 (Schumacher e Senna) e do Deutsche Tourenwägen Meisterchaft, ou DTM, havia sido extinta, em meados de 1999. Estes inclusive tornaram-se peças raras, valorizadas e muito procuradas pelos colecionadores.


UT Models and lawsuit

Relativamente a UT Models, em 2004, uma ação judicial nos tribunais de Hong Kong foi iniciada pela Paul's Model Art. UT Models divisão Global e divisão Hong Kong foram acusados ​​de vender certos modelos na Alemanha aos quais Paul's Model Art afirmou ter os únicos direitos de distribuição. Afirmou que a UT Models usou essa ponte de ligação para fazer novas ofertas e contornar o acordo de marketing de Paul Model Art. Neste momento, o processo entre Paul's Model Art e a empresa-mãe da AutoArt (Gateway Global) ainda está em andamento.


MiniChamps


Em 2009, a nova linha de modelos 1:64 foi introduzida chamada "MiniChamps 64".



Logo de início seus modelos Porsche de corrida tornaram-se referência da empresa nessa escala e são reconhecidos pelos colecionadores como excepcionais, pelo seu alto padrão de qualidade e detalhamento. Já que não foi dada sequência aos lançamentos e também pela tiragem limitada de unidades produzidas, estes modelos também se tornaram raros e super valorizados e desejados no mercado.


A Minichamps é mais uma empresa que produz maravilhosas miniaturas 1:64 premium, mas infelizmente não tem seu foco nessa escala, então não tem um acervo grande para oferecer aos colecionadores dessa escala. Mas para quem gosta de Porsches de corrida, são dentre os melhores exemplares já feitos.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page